Ílhavo: Município assegura vigilância das praias fora da época alta.

O Município de Ílhavo reforça vigilância nas praias fora da época balnear com plano especial que abrange os fins de semana de abril, maio, setembro e outubro.

A medida foi aprovada pelo Município como resposta para as ocasiões em que a procura pode fazer-se sentir nas praias.

Em linha de conta foi levado o histórico de influência turística nas zonas balneares do município durante o período extra época balnear, no qual se tem verificado um aumento significativo do número de visitantes, tanto nacionais como estrangeiros, oriundos de diversas nacionalidades.

“Esta elevada afluência de pessoas nas praias, aliada às condições atmosféricas e marítimas atípicas que se têm verificado nos últimos anos devido às alterações climáticas, aumenta gradualmente o risco de afogamento e de outros acidentes aquáticos, nomeadamente pelo desconhecimento das particularidades dos perigos presentes na orla costeira das praias do Município de Ílhavo”, refere nota da autarquia.

O plano contempla também um reforço especial durante os quatro dias do período pascal (de 18 a 21 de abril), altura em que se regista uma significativa afluência às praias, coincidente com a pausa letiva da Páscoa.

Este Plano Especial de segurança será assegurado em articulação com a Capitania do Porto de Aveiro e a Associação de Nadadores-salvadores ResgatÍlhavo.

A operação contará com equipas de nadadores-salvadores alocadas à Praia da Barra e à Praia da Costa Nova do Prado, apoiadas por moto 4, estando prevista a possibilidade de reforço ou cancelamento consoante as condições meteorológicas.

O investimento total aprovado é de 12.432 euros, dos quais 3.280 euros serão destinados ao serviço durante a Páscoa e 9.152,00 euros ao serviço prestado nos fins de semana.

Adicionalmente, foram também aprovadas as propostas orçamentais da ResgatÍlhavo para a época balnear de 2025, num valor global de 55.549,00 euros, o que representa um acréscimo de 3.065,00 euros face ao ano anterior.