Ílhavo: Festa do Choco estreia-se com 6500 visitantes.

A edição de estreia da Festa do Choco termina com o consumo de mais de uma tonelada de choco em quatro dias de festival no Jardim Henriqueta Maia.

Entre quinta-feira à noite e domingo à tarde, passaram pelo evento cerca de 6500 pessoas na tenda instalada no centro da cidade de Ílhavo.

A autarquia faz balanço ao evento é considera que superou as expetativas.

O prato de choco frito com batata frita foi o mais requisitado.

A Festa do Choco celebra um dos sabores mais emblemáticos da Ria de Aveiro e é um dos produtos mais relevantes da pesca na Ria de Aveiro.

Da Lota de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, a lota onde mais choco foi transacionado nos últimos anos, sai cerca de um terço do choco capturado em Portugal, que depois é consumido em vários pontos do país e no estrangeiro.

Além da experiência gastronómica e do convívio, a Festa do Choco proporcionou, ainda, experiências culturais.

Houve duas visitas ao Museu Marítimo de Ílhavo, uma visita à Lota e uma conversa sobre a gastronomia como ativo turístico sustentável.

Eugénia Pinheiro (vice presidente da CMI) sublinhou a “ligação histórica” do município ao mar e à pesca, enquanto Sílvia Ribau (turismo do centro) evidenciou a importância de “transformar a gastronomia em motivação turística”.

Ruben Gomes destacou o valor das histórias associadas às especialidades locais e Vítor Ruas (Docapesca) salientou o papel da Docapesca na garantia de qualidade e sustentabilidade do setor.

João Lopes (APARA) abordou os desafios da pesca artesanal, ao passo que Nuno Monteiro refletiu sobre o valor identitário do bacalhau.

Por fim, Ricardo Calado (ECOMARE) apresentou perspetivas científicas, nomeadamente os avanços na rastreabilidade dos bivalves.

A sessão incluiu ainda o lançamento da publicação municipal “Bivalves da Ria de Aveiro no Município de Ílhavo”.

No recinto esteve ainda patente uma exposição com a curadoria do Museu Marítimo de Ílhavo (“Sepia officinalis: o choco, património da Ria de Aveiro”), que poderá, nos próximos tempos, ser vista no Museu Marítimo.

A Festa do Choco integra o evento “Vamos aos Cricos! – Festival Gastronómico dos Produtos da Ria”, que decorre nos restaurantes e petisqueiras aderentes.

Até 3 de maio, “cricos” (ou berbigões), ostras, amêijoas, mexilhões, navalhas e chocos ganham destaque nos menus, com receitas tradicionais e outras mais inovadoras.

Estas iniciativas são promovidas pela Câmara Municipal de Ílhavo, com o apoio da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA) e do Turismo Centro de Portugal, sendo cofinanciadas por fundos europeus, através do Portugal 2030 e do MAR 2030.