A Câmara de Ílhavo assume a adesão à Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas como resposta perante “um dos desafios mais importantes do século XXI”.
Lembra que só assim é possível preparar "respostas coerentes" às diversas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas, colocando o Município de Ílhavo "na linha da frente a nível nacional” e garante a “formação e capacitação de um conjunto de técnicos municipais”.
A Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, de que Ílhavo é membro fundador, conta com 25 municípios representativos das Comunidades Intermunicipais, Áreas Metropolitanas e Regiões Autónomas, sob a coordenação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que desenvolve a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.
Esta rede aposta na “promoção e disseminação da adaptação local” e disporá, a breve prazo, de uma Estratégia Municipal, seguindo-se a criação de uma comunidade nacional de adaptação ao nível local.