Rui Bela e Senos da Fonseca confirmam a conclusão da produção do documentário “Mar Maior”.
O responsável pela produtora Onda Vídeo, natural de Ílhavo, e o especialista em assuntos marítimos desenvolveram o projeto em colaboração com a RTP para a transmissão deste documentário.
Trata-se, segundo Rui Bela, de “uma jornada cinematográfica emocionante, que mergulha na história e na cultura da pesca à linha do bacalhau, destacando a dedicação e a coragem dos pescadores portugueses que enfrentavam os desafios de uma atividade extremamente dura e perigosa”.
Depois da obra "nos mares da memória - "estórias" de uma faina maior...” esta é mais uma produção dedicada à pesca longínqua.
Com 56 minutos de duração, este filme mergulha nas profundezas dos mares da Terra Nova e da Gronelândia retratanto a tradição da pesca à linha do bacalhau, mantida pelos pescadores portugueses ao longo de cinco séculos de história, bem como as relações entre portugueses e canadianos e ainda a construção naval em madeira.
O documentário revela alguns dos segredos da pesca, plasmando a luta quotidiana dos pescadores enquanto embarcavam nos dóris em busca do bacalhau.
“Esta obra, pretende ser um tributo não apenas à pesca à linha do bacalhau, mas também ao espírito de perseverança e resiliência dos pescadores portugueses, que enfrentavam tempestades e condições adversas, mantendo viva uma tradição secular”, refere Rui Bela que assume o documentário como tributo aos homens do mar.
Com realização de Rui Bela e guião de Senos da Fonseca, o documentário produzido em exclusivo para a RTP deverá ser exibido em breve.
“As histórias pessoais dos pescadores e os desafios que enfrentavam no mar são contados com autenticidade, fornecendo uma visão profunda e comovente desse modo de vida único”.
foto: arquivo Ondavídeo