Idosas do Faial em visita cultural à região de Aveiro.

A Associação Extragenária, fundada recentemente por Ângelo Valente e Sofia Nunes, acolhe 11 idosas da ilha do Faial, dos Açores, num projeto social e comunitário.

Este projeto, com o apoio do Município de Vagos, é uma iniciativa solidária que mobiliza 11 seniores que aceitaram o repto de conhecer a região.

Num espírito comunitário e cooperativo, com o apoio de várias entidades, a Extragenária desenvolveu um programa de atividades turísticas, gastronómicas, desportivas e culturais.

O grupo irá ficar instalado na surfhouse da Associação de surfistas de Vagos, na praia da Vagueira e será o Surf uma das muitas atividades promovidas para este grupo de idosas.

Hoje há jantar de acolhimento na surfhouse com arroz de galo feito pela Avó Ni.

A partir de terça há atividades começando pela experiência de Surf com a Migas Surf Schcool.

Depois o grupo irá almoçar uma caldeirada de Peixe, típica da região, elaborada por Tony Martins, nas instalações dos pescadores da Arte Xávega.

A tarde será de visita à cidade de Aveiro (viagem de moliceiro, Salinas, fábrica dos ovos moles, museu Santa Joana, praça do peixe).

Serão dias de experiências culturais, gastronómicas e sociais que vão passar por Vagos, Aveiro, Ílhavo

“Criar oportunidades para sermos felizes em todas as fases da vida é a principal motivação que inspira e orienta a Associação Extragenária. Queremos transformar esta atividade em um exemplo inspirador e unificador, utilizando a coragem destas pessoas como um modelo e união da comunidade como fonte de inspiração”, adiantam os promotores.