"Os Descobrimentos lançaram a humanidade numa era de globalização e mudaram para sempre a nossa relação com o planeta. Portugal teve um papel protagonista neste processo durante séculos a fio, criando novas rotas oceânicas e pondo gentes, animais e plantas em circulação por todo o mundo".
Na passada terça-feira os alunos do 5.º ano do Instituto Duarte de Lemos, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, "embarcaram à descoberta do Porto, cidade onde nasceu o Infante D. Henrique, o homem que deu novos mundos ao mundo". Durante a visita ao Museu interativo e parque temático 'WORLD OF DISCOVERIES' "lançaram-se à aventura que mudou o mundo através da reconstrução fantástica da odisseia dos navegadores portugueses, que cruzaram oceanos à descoberta de um mundo desconhecido". Visitaram também a Casa do Infante. A Casa do Infante, ou Casa da Rua da Alfândega Velha é um Museu e um dos edifícios mais antigos da cidade do Porto.
A Casa do Infante é tradicionalmente tida como o local de nascimento do Infante D. Henrique, patrono dos Descobrimentos. Trata-se de um conjunto edificado "que ocupa uma extensa área da zona ribeirinha do Porto e que foi sofrendo sucessivas alterações ao longo dos tempos". Esta aventura vivida pelos mais jovens alunos do IDL teve início na Estação Ferroviária de Aveiro. Esta viagem de comboio até ao Porto foi, para muitos dos 120 alunos que participaram nesta expedição, a sua primeira experiência neste meio de transporte, o que constituiu desde logo uma mais-valia "neste dia inesquecível para os pequenos navegadores".