O Movimento da Greve Climática Estudantil de Aveiro regressa no dia 13 de Março para mais uma ação na cidade.
Nessa sexta, às 10h30, haverá greve pelo clima no largo junto à Câmara Municipal de Aveiro, que se estenderá pela cidade através de uma marcha.
Esta é uma manifestação iniciada pela ativista sueca Greta Thunberg, que tem como objetivo principal chamar a atenção aos governos para a urgência da resolução da crise climática.
“Erguemo-nos em nome de um futuro na Terra, erguemo-nos em nome do nosso planeta. Exigimos que a resolução da crise climática seja prioridade governamental, tanto nacional como internacional”.
Os ativistas exigem a proibição da exploração dos combustíveis fósseis em Portugal; a meta para a neutralidade carbónica reduzida para 2030, e não 2050, como previsto pelo governo; expansão significativa das energias renováveis e, particularmente, da energia solar; a produção elétrica ser 100% assegurada por energias renováveis até 2030; o encerramento das duas centrais elétricas ainda movidas a carvão (central de Sines e central do Pego) e o melhoramento eficiente e drástico do sistema de transportes públicos, de maneira a que estes possam substituir o uso dos transportes particulares.