A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, em colaboração com a Unidade de Ação Fiscal de Coimbra, apreendeu, ontem, dia 7 de novembro, na localidade do Mamodeiro, 760 quilos de pescado e 530 quilos de amêijoa japonesa subdimensionada no valor presumível de 10 900 euros.
Ação no âmbito de uma fiscalização rodoviária que chegou até à viatura usada no transporte de diversos sacos de rede que continham bivalves. Durante a fiscalização verificou-se a existência de 530 quilos de amêijoa japonesa que não possuía o tamanho mínimo estipulado por lei para poderem ser comercializados.
Numa fiscalização destinada ao controlo do cumprimento das regras de captura e da primeira venda de pescado em lota, foram apreendidos 190 quilos sardinha, devido à sua captura estar interdita, e 570 quilos de cavala, por possuir um tamanho inferior ao permitido para ser comercializado.
Os bivalves, por ainda se encontrarem vivos, foram devolvidos ao meio natural e o pescado, depois de submetido ao controlo higio-sanitário efetuado pela entidade competente, foi entregue a diversas instituições de solidariedade social.