Albergaria-a-Velha prepara o Festival 'Dos Modos Nascem Coisas'. Evento entre 15 e 17 de Setembro, na Alameda 5 de Outubro. Até ao dia 1 de Setembro, artesãos, produtores agrícolas, designers, alfarrabistas e terapeutas, entre outros, podem inscrever-se para promover os seus produtos e serviços ao longo dos três dias do evento.
O Festival é uma co-organização 'AlbergAR-TE - Associação Cultural e Município de Albergaria-a-Velha' e "assenta numa plataforma de divulgação e formação das artes e dos ofícios, onde o público convive com artistas e criadores, emergentes ou de referência, em diversas áreas".
Tucha Martins explica que o Festival valoriza os artesãos encartados "mas terá espaço para outros elementos criativos". (com áudio).
O Festival inclui oficinas artísticas, teatro, música, circo, cinema, conversas e uma exposição de artes e ofícios contemporâneos.
No cartaz cultural destaque para os concertos de Rão Kyao (na foto), e da Orquestra (IN) Quieta, o circo contemporâneo 'E-nxada' da Companhia Erva Daninha, o teatro 'Mira Mira Miró' de Art’Imagem e a cerâmica em performance dos Desalinhados.