Arranca esta terça-feira a venda de bilhetes para a Festa dos Bacalhoeiros.
O Município de Ílhavo, através do Museu Marítimo de Ílhavo, promove mais um convívio alargado de antigos homens da pesca no dia 28 de setembro, na Gafanha da Nazaré.
Este evento anual celebra o legado dos homens que se aventuraram nas águas do Atlântico Norte, na pesca do bacalhau, proporcionando um espaço de encontro entre gerações e de partilha de memórias e histórias que marcaram a identidade marítima de Portugal.
O programa terá início às 10h na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, com a exibição do filme “Heróis do Mar”, de 1949, seguida de uma visita à exposição “Coleção Manuel Mário Bola”, que revela a profundidade da cultura bacalhoeira.
A tradicional fotografia de campanha e a patanisca de honra terão lugar no Jardim Oudinot, onde os visitantes poderão explorar as exposições “A Censura e os Mecanismos de Repressão aos Marítimos” e “Coleção Foto-Mar: A Frota Bacalhoeira 1950-1980.
Esta última inclui um precioso acervo de negativos de navios bacalhoeiros, captados nos portos de Leixões e Douro, recentemente adquirido pelo Museu Marítimo de Ílhavo.
Às 13h, será servido um almoço com pratos tradicionais como a chora, carinhas e bacalhau à chef.
O evento culmina com as visitas ao Navio-Museu Santo André e uma performance musical, a partir das 15h.
Os bilhetes estarão disponíveis a partir de amanhã, 10 de setembro, no Museu Marítimo de Ílhavo e no Navio-Museu Santo André, com um valor de 18 euros e um limite de 230 participantes