A festa que assinala o final das obras na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, em Aveiro, vai contar com celebração de rua.
“Open City 2023” celebra, este sábado, a reabertura, em pleno, numa festa entre as 10h00 e as 23h00 com limitações à circulação na via que estará dedicada aos cidadãos.
A Cidade é o palco para a criatividade local e por ali vão passar as mais diversas expressões artísticas, “demostrando a energia, talento e capacidade do Município de fazer cultura, com mais de 30 ações programadas”.
Destaque para as projeções e espetáculos de mapping previstos para o final do dia (a partir das 21h00), em várias fachadas de edifícios da Avenida Dr. Lourenço Peixinho e do Teatro Aveirense.
A iniciativa inclui diversos artistas, instituições e agentes culturais, numa reunião de música, dança, teatro, multimédia e outras áreas artísticas, reveladas tanto em lugares convencionais como em locais improváveis, espalhando-se por toda a cidade, numa lista que ultrapassa as 15 localizações, entre praças, museus, associações, igrejas e outros edifícios emblemáticos da cidade, como o Teatro Aveirense, o Edifício Estação e a própria Avenida Dr. Lourenço Peixinho.
Por ali vão passar a partir das 10h bandas, músicos da Sociedade Musical Santa Cecília, a Banda Sinfónica de Aveiro - Banda Amizade, o Grupo Cultural São Bernardo a Cantar, a Oficina de Música de Aveiro, Samuel Marques & Vasyl Tsanko, a Escola de Música Musa, Coro de Santa Joana, Coral São Pedro de Aradas, Coral Polifonico de Aveiro, Escola de Música Quinta do Picado, Dj Set com Goty e com Pedro Menício, Escola Gímnica de Aveiro, patinadores do CENAP, Grupo Cultural e Recreativo da Taipa, Grupo Cénico e Cultural Outras ERAS, Rancho Folclórico Nossa Sra. Da Nazaré, Grupo Folclórico do Carregal, Grupo Folclórico de Esgueira e Grupo Cultural Semente.
Há ações noutros locais como artesanato na Praça do Mercado Manuel Firmino, Conversa no Espaço Red Cloud, nas Barrocas, Leituras na Porta com Ivo Prata na Porta do Café na Rua de Luís Cipriano, Dj Set na Porta do Café, Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas na Antiga Capitania, POVOar Memórias com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia e Escola de Etnografia da Casa do Povo de Cacia, Concerto Evocativo a Santa Joana com o Coro de Santa Joana e o Coro do Arco da Calheta na Igreja da Misericórdia, Concerto Sea Sleepers na VIC Aveiro Arts House, Noite dos Museus, Exodus Aveiro Fest com projeção e som na Fachada do Teatro Aveirense e Videomapping na fachada do Teatro Aveirense.