Turismo de natureza e a economia local em destaque com os Passadiços do Paiva apresentados como exemplo nas Palestras ObservaRia.
Dedicando o primeiro dia ao público escolar, com um conjunto de atividades pedagógicas e de sensibilização ambiental destinadas a mais de 300 crianças participantes, arrancou ontem a ObservaRia - Estarreja Birdwatching Fair, em plena zona natural junto ao Esteiro de Salreu. À noite, foi exibido em antestreia o documentário “Encontro D’Águas – Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar”.
A partir desta sexta, a feira abre ao público em geral com cerca de 50 atividades, entre palestras, workshops, atividades de campo e exposições.
Para além de passeios ao Percurso de Salreu e visita ao mural de André da Loba em execução num antigo palheiro, esta sexta-feira a atividade “Meter o pé na poça”, da Unidade de Vida Selvagem da Universidade de Aveiro e da Associação Portuguesa de Herpetologia, convida a descobrir os anfíbios do BioRia.
O sábado começa às 8h30. Até às 12h pode assistir à anilhagem de aves no Percurso de Salreu do BioRia, pela APAA – Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves. Esta atividade não requer inscrição, por isso basta aparecer. A noite encerra com a Sessão de Observação Astronómica, orientada por José Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro, a partir das 22h15.
Reservado para domingo, entre as 10h e as 13h, o voo cativo em balão de ar quente é uma das atividades que mais curiosidade suscita e, neste caso, a inscrição também é gratuita mas feita no local e por ordem de chegada.
Espaço Palestras com 12 especialistas entre os quais a editora da revista BBC Wildlife Magazine.
Haverá também espaço de reflexão. Na Tenda da ObservaRia, localizada junto ao Esteiro de Salreu, o espaço de Palestras abrirá esta, sexta-feira, às 14h30, com os painéis “Associativismo na conservação e promoção dos valores naturais” e “Turismo de Natureza na dinamização da economia local”.
O primeiro painel contará com a presença de Milene Matos, da Associação Bioliving, Luís Lopes, da MONTIS - Associação de Conservação da Natureza, e Joaquim Teodósio Coordenador do Departamento de Conservação Terrestre da SPEA.
A partir das 16h15 irá debater-se a importância do turismo de natureza na dinamização da economia local, com a presença de João Carlos Farinha, do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, que falará sobre “Eventos para vivenciar o Turismo de Natureza - Rede de Feiras em Espaços Naturais”; Marli Monteiro, da Agência Regional de Promoção Turística - Centro de Portugal, com contributos sobre “Como captar o Mercado Externo”; e Margarida Belém, do Município de Arouca, que irá retratar o exemplo dos Passadiços do Paiva.
As palestras na Tenda ObservaRia trazem um total de 12 especialistas a Salreu, destacando-se a presença, no sábado à tarde, de Dale Forbes, da Swarovski Optik, do autor sueco Erik Hirschfeld e de Sheena Harvey, editora da revista BBC Wildlife Magazine. Aos internacionais juntam-se os portugueses Daniel Pinheiro, realizador do documentário "Encontro D’Águas - Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar", Vanessa Oliveira, da SPEA, para focar o caso das “Arribas do Douro: um território a descobrir um valor a preservar”, e João Cosme, Fotógrafo profissional de Natureza e responsável pelo Festival de Imagem de Natureza – CINCLUS.
A sessão oficial de abertura da ObservaRia 2017 está marcada para as 18h, com a presença de Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Rogério Rodrigues, Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Ribau Esteves, Presidente da CI Região de Aveiro, e Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro de Portugal. Para as 18h30 está prevista a Visita Oficial à Feira - Espaço Expositores e Exposições.