Especiais do Rally de Portugal em Águeda, Sever e Albergaria.

O galês Elfyn Evans destacou-se na abertura da 58.ª edição do Vodafone Rally de Portugal, ao assinar o melhor tempo na Super-Especial da Figueira da Foz, classificativa de abertura da prova.

O piloto da Toyota impôs-se nos 2,94 km do traçado urbano, terminando com apenas duas décimas de vantagem sobre Ott Tänak (Hyundai) e Sébastien Ogier (Toyota). 
Adrien Fourmaux e Thierry Neuville, ambos em Hyundai, fecharam os cinco primeiros.
Esta sexta o rally chega à região de Aveiro com classificativas em Águeda, Sever e Albergaria.

Os pilotos enfrentam 146,5 km cronometrados, repartidos por 10 provas especiais de classificação, disputadas nas duras e seletivas classificativas de Mortágua, Lousã, Góis, Arganil, Águeda/Sever e Sever/Albergaria.

O dia de arranque do Vodafone Rally de Portugal ficou ainda marcado por dois grandes momentos de celebração entre os fãs e as estrelas do WRC: o Shakedown da manhã, em Baltar, e a sempre emotiva cerimónia de partida em Coimbra, onde milhares de adeptos saudaram os seus ídolos.

A primeira etapa completa-se esta sexta, com 10 classificativas, num total de 146,5 km ao cronómetro.

Será o dia mais longo do rali, com dupla passagem pelos clássicos troços de Mortágua (14,5 km), Lousã (12,8 km), Góis (14,3 km) e Arganil (18,7 km), antes das novidades: Águeda/Sever (15,0 km) e Sever/Albergaria (20,2 km), esta última com história no Rally de Portugal, tendo sido utilizada em 1974 sob o nome Monte Telégrafo.

Evento desportivo está em curso e Albergaria-a-Velha vai ser palco do troço SS11 em Sever e Albergaria-a-Velha com início às 19h20.

Percorrido pela última vez em 1999, o percurso terá a distância de 20,24 quilómetros, contornando o Monte Telégrafo e passando junto à Casa do Guarda, onde os espectadores terão uma vista desafogada sobre a evolução dos concorrentes.

Esta prova contará com duas Zonas Espetáculo, de acesso gratuito, onde o público poderá desfrutar da competição automobilística.

Vão estar instaladas junto à Casa do Guarda, em Vila Nova de Fusos (coordenadas GPS 40º 42' 26.49''N / 8º 25' 06.75''O), e junto à fronteira entre Ribeira de Fráguas e Silva Escura, numa área conhecida como “Monumento do Inglês” (coordenadas GPS 40º 44' 41.88''N / 8º 24' 41.21''O), com espaços de restauração (a funcionar a partir do meio-dia) e bar.

Salienta-se que, em Vila Nova de Fusos, existirão áreas de estacionamento para o público.

Nas duas zonas vão ser garantidas todas as condições de segurança para um espetáculo desportivo sem percalços.

Salienta-se que na Praça Rainha D. Teresa e estacionamento adjacente (perto da Biblioteca Municipal) estará instalada a zona Refuel no final da prova.

O WRC Vodafone Rally de Portugal 2025, uma organização do Automóvel Club de Portugal, tem inscritas 95 equipas, incluindo 13 pilotos portugueses, havendo 12 equipas em carros da categoria Rally1 e 55 em Rally2.

É composto por três etapas e 24 provas especiais de classificação, num total de 344,5 km disputados ao cronómetro.

As novidades deste ano surgem na primeira etapa, a mais longa do rali, com os troços de Águeda/Sever do Vouga e Sever do Vouga/Albergaria-a-Velha.