A Escola Profissional de Aveiro venceu o prémio de “melhor projeto de educação financeira do ensino secundário” na XIII Edição do Concurso “Todos Contam”.
Projeto intitulado "Finanças Conscientes: Escolhas de Hoje, Segurança de Amanhã" distinguido em concurso nacional.
A cerimónia de entrega do prémio decorreu na passada quarta, dia 19 de março, na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, em Lisboa e contou com a presença de Fernando Alexandre (Ministro da Educação, Ciência e Inovação), Luís Laginha de Sousa (Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), David Sousa (Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação), Isabel Alçada (Presidente do Júri do Concurso Todos Contam), Mário Centeno (Presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e Governador do Banco de Portugal), entre outros.
Importa referir que, deste projeto, constaram um conjunto de atividades variadas que possibilitaram o trabalho, destas temáticas, nas mais diversas frentes.
São exemplo disso atividades como rubrica audiovisual semanal designada de “minuto poupança”; criação de um modelo de orçamento familiar; desenvolvimento de um jogo de tabuleiro sobre literacia financeira; momentos de simulação de investimentos; debates sobre produtos financeiros e mercado de criptomoedas; criação de um e-book de receitas sustentáveis e participação em palestras sobre educação financeira.
Salienta-se igualmente o envolvimento de mais de 100 alunos, com a oportunidade de trabalharem com os seus coaches (professores), em contexto curricular.
Paulo Quina, Coordenador Técnico e Pedagógico da Escola Profissional de Aveiro, entende tratar-se de um reconhecimentomotivador.
“Esta distinção, recebida das mãos do Professor Doutor Mário Centeno, reforça “o nosso compromisso com a inovação pedagógica e com a formação de cidadãos mais capacitados para enfrentarem os desafios do mundo atual. Agradecemos ao Conselho Nacional de Supervisão financeira, ao Ministério da Educação e à Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, por esta iniciativa que valoriza o trabalho das escolas e incentiva a aprendizagem prática e com sentido.”