Professores da Universidade de Aveiro promovem a tertúlia “Pensar a Educação” com António Sampaio da Nóvoa. Será na próxima quinta-feira numa iniciativa de um grupo de docentes do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. A abrir, António Sampaio da Nóvoa, ex-Reitor da Universidade de Lisboa, historiador e pedagogo, reflete sobre o tema “Portugal e Educação”.
António Martins, António Neto Mendes, Manuel Rodrigues, Rui Vieira e Rui Neves, docentes do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro e investigadores do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), entendem que a situação da Educação se tem vindo a degradar nos últimos tempos.
Os dinamizadores do ciclo de tertúlias pretendem fazer deste espaço de debate “um Fórum de Cidadania”. Entendem que têm responsabilidades acrescidas no domínio da Educação e, portanto, querem assumir um papel mais ativo e construtivo, debatendo e propondo medidas para a Educação.
O debate, afirma o grupo, quer-se alargado, aberto a todos, sem exclusão.“Conscientes de que todos os portugueses são individual e grupalmente responsáveis pelo seu futuro coletivo, não obstante as dificuldades que a nossa sociedade sempre manifestou para discutir ideias e apresentar propostas, consideramos que o futuro está em aberto e será o que formos capazes de pensar e fazer, isto é, de construir juntos, neste caso particularmente sobre a Educação”, desafiam os organizadores.
A sessão realiza-se a 12 de fevereiro com um jantar a partir das 19h30, no Hotel Imperial, em Aveiro.