"Aumentar o número de alunos envolvidos, nas Escolas, na prática física e desportiva regulares e aumentar o numero de actividades destinadas a alunos com necessidades educativas especiais", estas são as prioridades do responsável pelos projectos de Desporto Escolar no Distrito de Aveiro. O responsável Ricardo Fernandes salientou, esta semana, na Escola Profissional de Aveiro (EPA) o esforço feito para potenciar, nas escolas, as capacidades físicas e a aptidão dos jovens na vertente desportiva.'Desporto Escolar é o parente pobre do sistema de ensino' - Jorge Castro (EPA).
Declarações recolhidas na Conferência que serviu para apresentar a fase final do campeonato distrital de Futsal que, envolve em competição, equipas de estudantes de várias Escolas da região.
Na perspectiva de Jorge Castro, Diretor da EPA, "há um longo caminho a percorrer para se poder avaliar de forma positiva o desporto escolar" que na sua óptica "é deficitário".
O Desporto Escolar "é um parente pobre na Educação nacional, à semelhança de outros currículos", sublinhou. "Nas Escolas deveria-se descobrir os grandes talentos desportivos. Isso não acontece em Portugal e há grandes exemplos de sucesso em outros países. É nas Escolas que se descobrem os campeões. Não há investimento governamental nem se estrutura a Educação para privilegiar essa vertente. O 'sistema' não está preparado nem vocacionado para essa vertente, infelizmente. Não seguimos os grandes exemplos de outros países".