Realizou-se ontem uma ação de reflorestação dunar e de arranque do 'chorão-das-areias', na Praia do Areão. Iniciativa que contou com a participação dos alunos do Colégio Diocesano de Calvão.
Esta iniciativa foi dinamizada em dois dias distintos, tendo a primeira sido realizada no passado dia 25 de Fevereiro, pelos alunos da Escola Secundária de Vagos. No total, 32 alunos e cinco professores, "replantaram cerca de 250 pés de estorno e arrancaram chorão numa área equivalente a cerca de 10m2".
Esta atividade, que se realiza há mais de oito anos consecutivos nas Praias do Município, está inserida no Programa de Atividades de Educação Ambiental, no âmbito da Bandeira Azul e do Projeto Eco-Escolas. Um dos principais objetivos desta ação prende-se com a preservação das dunas, "por serem um elemento importante, quer em termos ambientais pelo ecossistema diferenciado que suporta, quer como barreira para a invasão do mar".
De referir que o 'chorão-das-areias', proveniente da África do Sul e inicialmente introduzida no nosso país por motivos ornamentais e utilizada na tentativa de fixar as dunas, tornou-se invasora.