A semana segue com a troca de informações contraditórias em torno da prestação de serviços no Centro Hospitalar do Baixo-Vouga. Às queixas da comissão de utentes, responde a administração com estatísticas que entende serem prova da estratégia certa dos destinos da saúde. Os utentes desconfiam do que entendem ser “coincidências” e “timings” na divulgação de dados. Ontem foi dia para a tomada de posição da Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro que assume a receção de queixas de doentes quanto a cirurgias desmarcadas e demora no atendimento na urgência.
A Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro adiantou ontem que tem recebido, em média, 10 queixas de doentes por mês, referentes, maioritariamente, “a demora no atendimento nas Urgências do Hospital de Aveiro, em consultas diversas e cirurgias desmarcadas”. As recentes notícias sobre a gestão da lista de espera em cirurgia e a alegada operação fictícia mereceu um comentário da comissão na página do facebook onde afirma que a “ser verdade esta noticia, então a administração do CHBV anda a brincar...lamentável”.
Já esta terça, a administração hospitalar voltou à carga divulgando dados sobre a Via Verde Cardíaca. Revela que a mortalidade Intra-hospitalar diminuiu 6% entre 2012 e 2014 e já está abaixo da média nacional. Entre 2012 e 2014 o CHBV regista “uma considerável redução”, passando de 9,5% para 3,5%, referenciado inclusivamente pelo SINAS (Sistema Nacional de Avaliação em Saúde) da Entidade Reguladora da Saúde. A média nacional ronda os 3,7%.
“No primeiro mês desde a sua implementação, já beneficiaram desta Via Verde Cardíaca mais de 1500 pessoas, sendo que as patologias mais frequentemente diagnosticadas foram arritmias e as mais graves enfartes agudos do miocárdio”. Os doentes que chegam ao Serviço de Urgências do CHBV com problemas cardíacos são imediatamente retirados do circuito normal, sendo vistos por um cardiologista, já com eletrocardiograma realizado no gabinete da triagem.