Rui Igreja, membro do grupo Ciclaveiro, faz balanço positivo ao encontro do Grupos Promotores de Mobilidade Urbana em Bicicleta. Perto de uma centena de participantes estiveram envolvidos na ação que decorreu em Aveiro.
“O número de entidades e pessoas que aceitaram o convite superou as nossas expectativas iniciais. É uma prova de que a sociedade está cada vez atenta e interveniente para o tema da mobilidade ativa e sustentável e para a importância da qualidade de vida e do espaço público nas nossas cidades. Recebemos os parabéns de várias partes, o que nos deixa extremamente satisfeitos e nos dá ainda mais ânimo para continuar o trabalho que temos vindo a desenvolver.”
A promoção do uso utilitário da bicicleta vai passar pela organização interna de grupos, interação com instituições (lobbying), eventos de promoção do uso da bicicleta, criação e dinamização de cicloficinas, comunicação para o exterior e atuação conjunta de grupos adivinhando-se novo encontro de grupos.
Mário Alves, da Associação para a Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi), referiu que “mesmo antes do acontecimento, já era uma boa ideia” e destacou que, dadas as cada vez mais comuns rotinas de trabalho através de ferramentas online, este tipo de encontros são também importantes para galvanizar ideias e as equipas. Nesse sentido avançou já com a proposta de a organização do próximo encontro ficar cargo da MUBi, em Lisboa ou numa outra cidade do país.