O Centro de Documentação de Ílhavo destaca o bicentenário da Vista Alegre no "Pont(e)s de Acesso”
Data que mereceu referência no seminário "Vista Alegre: 200 Anos", no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre, que marcou o arranque de "Pont(e)s de Acesso - Semana dos Arquivos do Centro de Documentação de Ílhavo (CDI), este ano dedicado ao bicentenário da Vista Alegre.
O seminário reuniu especialistas, professores, investigadores, alunos e membros da comunidade, todos interessados na história e no impacto cultural e social da Vista Alegre.
A manhã foi dedicada a palestras que exploraram as origens da família Ferreira Pinto Basto, a história da fábrica e a sua influência no futebol em Ílhavo, com apresentações de Carlos Bobone, Manuel Ferreira Rodrigues, Nuno Rosmaninho e Nuno Valério.
Durante a tarde, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Bairro Operário, guiados por Margarida Campolargo e Sara Santos, aprofundando o conhecimento sobre o património e a toponímia locais.
O evento continuou com apresentações sobre as questões sociais e o futuro da Vista Alegre, com uma reflexão de João Pinto Basto, e terminou com uma visita guiada ao Museu da Vista Alegre.
A Semana dos Arquivos do CDI prossegue até sábado, dia 15, com a divulgação nas redes sociais do Município (YouTube do Município de Ílhavo e Facebook do Centro de Documentação de Ílhavo) de um conjunto de memórias da comunidade sobre o património material da Vista Alegre, e com uma conversa a ter lugar este sábado, entre as 11h e as 12h, sobre o património imaterial no âmbito Festival Rádio Faneca.
O "Pont(e)s de Acesso” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Ílhavo, este ano coorganizada em parceria com a Vista Alegre.