O CIA – Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, localizado no Largo do Esteiro de Salreu, à porta do Baixo Vouga Lagunar, reabre esta terça-feira.
Pode informar-se sobre as espécies existentes, os spots perfeitos para birdwatching e os oito percursos pedestres e cicláveis do BioRia, bem como alugar equipamentos de apoio à visitação.
Nesta fase, o CIA funciona no horário normal (terça a sexta) das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h, sendo que, face às restrições atuais, aos fins-de-semana e feriados abrirá às 9h00 e encerrará às 13h00.
De acordo com o plano de desconfinamento estabelecido pelo Governo, o aluguer de bicicletas terá o limite máximo de 4 pessoas por grupo; a partir do dia 19 de abril o limite será 6 pessoas por grupo. As visitas guiadas serão retomadas a partir do dia 19 de abril. Data a partir da qual será possível realizar visitas para grupos de até 5 pessoas, no máximo.
Durante este primeiro dia de funcionamento, serão libertadas duas aves: um mocho-galego (Athene noctua), que sofreu um atropelamento e esteve em recuperação durante cerca de 2 meses no CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens; e um peneireiro-comum (Falco tinnunculus), que embateu numa estrutura e está em recuperação no CERVAS há 3 meses.
O CIA disponibiliza equipamentos de apoio à visitação, que podem ser requisitados no local ou através de marcação prévia. Desde 18 de abril de 2009, o equipamento localizado junto ao Ribeiro de Salreu é um ponto de acolhimento dos visitantes e de formação, visando a sensibilização do público para a importância do património natural.
A CP – Comboios de Portugal é parceira do BioRia e, a propósito da ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair que se realiza no próximo fim de semana (8 a 11 de abril), é renovado o convite para visitar este espaço natural localizado em Estarreja, oferecendo o desconto de 50% na compra do bilhete Família & Amigos (Comboios urbanos do Porto) nos dias 10 e 11 de abril.