Candidato à Ordem dos Advogados faz campanha em Aveiro.

José Costa Pinto, candidato a Bastonário da Ordem dos Advogados (OA), para o triénio 2025-2027, está em Aveiro está segunda-feira em ação de campanha.

Apresentar junto dos profissionais da região as propostas e a equipa que o acompanhará às eleições de março, numa sessão agendada para as 11h00, na Delegação da OA desta cidade e, pelas 14h00, no Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro, para aferir as condições em que ali trabalham os advogados aveirenses.

Na reta final para as eleições agendadas para 18 e 19 de março, a campanha de José Costa Pinto passará ainda pela Madeira, Coimbra, Viseu, Porto e Lisboa.

Com o mote “Uma Nova Voz”, assumindo ser a única alternativa capaz de unir a Ordem dos Advogados e torná-la consequente na defesa dos Colegas e da profissão, José Costa Pinto quer elevar a fasquia para que a Casa da Advocacia esteja à altura dos advogados que representa e, com a campanha no terreno, abordar os desafios de um Advogado, seja onde for, num sinal claro de que a Advocacia não se esgota em Lisboa.

O advogado Paulo Saragoça da Matta é o mandatário nacional da candidatura de José Costa Pinto, que integra ainda na sua lista, advogados de todo o país e de todos os modos de exercício da profissão.

Os cerca de 40 mil advogados portugueses vão ser chamados a votar em março (18 e 19) para escolherem o Bastonário e os órgãos nacionais e regionais.

Na possibilidade de uma segunda volta, esta ocorrerá duas semanas depois, a 31 de março.

José Costa Pinto tem 42 anos. Ê Sócio fundador da Costa Pinto Advogados, sociedade que fundou há mais de 10 anos, anterior Associado Sénior da Uría Menéndez – Proença de Carvalho e estagiário na Simmons & Simmons, Costa Pinto cedo se inaugurou a solo no mundo da advocacia, com o seu escritório, em nome próprio, com apenas 31 anos.

É especialista nas áreas de direito comercial, direito societário e direito imobiliário.

Paralelamente ao exercício da advocacia, Costa Pinto tem um sólido percurso associativo, tendo, de 2014 a 2018, liderado a Associação Nacional de Jovens Advogados Portugueses.

Atualmente é Vogal da Direção do Instituto Português de Corporate Governance e da Direção do Observatório Português de Compliance e Regulatório, Vice-Presidente da Comissão de Jurisprudência da Sociedade de Geografia de Lisboa e secretário da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting Clube de Portugal.