Campus Jazz encerra com apresentações finais do Concurso de ensembles e exposições.

O Campus Jazz encerra com apresentações finais do Concurso de ensembles e exposições.

Últimos dias com provas finais para oito ensembles finalistas no Concurso Internacional da Jazz da Universidade de Aveiro.

Esta quarta e quinta-feira há atividade no Cine-Teatro de Estarreja, com atuações às 17h30 e às 21h30.

É através da subida ao palco dos ensembles finalistas que o público vai conhecer os projetos musicais e que o júri irá selecionar os vencedores da 5ª edição do Concurso Internacional de Jazz da UA.

O júri anuncia os prémios para melhores Ensemble, Composição Original e Arranjo Original na noite de quinta-feira.

Na quinta, dia 5, será inaugurada, no Centro de Estudos de Jazz, uma exposição dupla. 
As iniciativas marcam o encerramento do Campus Jazz 2025.

As apresentações são abertas ao público e de acesso gratuito através do levantamento do título de ingresso na bilheteira do Cine-Teatro de Estarreja.

No último dia do Campus Jazz 2025, dia 5 de maio, pelas 15h00, abrirá ao público uma dupla exposição que desvendará “Corpo e Alma: O Jazz e os seus divulgadores em Portugal” e “A very literal work” de Julião Sarmento.

A primeira mostra alguns dos tesouros, das valências e potências do Centro de Estudos de Jazz (CEJ) da UA, do seu acervo e do percurso que já trilhou com os seus doadores, os investigadores e os públicos que dele têm vindo a usufruir.

Em complemento à exposição “Corpo e Alma: o jazz e os seus divulgadores em Portugal” apresenta-se também na Sala de Exposições Hélène de Beauvoir a obra “A Very Literal Work”, de Julião Sarmento, inspirada no jazz de voz feminina.

Esta instalação estabelece uma ponte de sentido entre a tradição do passado e o rasgo do futuro, que pode neste contexto ser também entendida como uma ponte entre o arquivo e a prática artística contemporânea.

 

Apresentações finais do CIJ_UA

Dia 4 de junho:

Sessão 1 (17h30): Ensemble Vitor Fernandes Quarteto, Ensemble Líquido Mundo Moderno; Sessão 2 (21h30): Ensemble AdHoc; Ensemble João Tavares Quartet

Dia 5 de junho:

Sessão 3 (17h30): Ensemble João Tavares Trio, Ensemble Miriam Morgado Septeto; Sessão 4 (21h30): Ensemble João Barreto Trio, Ensemble Hugo Santos 5tet.