O Beira-Mar implementou um programa de futuro para jovens atletas. Esta iniciativa terminou na passada terça-feira, com a entrega de marcadores de livros alusivos ao clube, a atividade de formação de jovens atletas numa vertente cívica, cultural e desportiva. O objetivo foi dar um enquadramento de responsabilidade social aos jovens atletas aurinegros dos Infantis B do Beira-Mar e, proporcionar perspetivas de opção de futuro pessoal e profissional.
A iniciativa teve vários pontos de referência, tais como a participação em direto num programa da Rádio Terra nova, onde os jovens tiveram contacto com a importância da atualização noticiosa e a premência do “estar informado”.
Numa segunda atividade, os beiramarenses assistiram a uma palestra ministrada pelo Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Carlos António Rocha, sobre a ligação entre o desporto, a sociedade e o futuro dos jovens. O Presidente reforçou o proclamado pelo clube no que concerne à importância do estudo e do conhecimento, dando nota que a sociedade é, cada vez mais, inovadora e competitiva, realçando que o desporto ajuda a preparar os jovens para a vida, aliando a atividade física à destreza intelectual.
Na ambição de proporcionar mais um possível caminho para os atletas, o clube visitou a Delegação de Aveiro da Ordem dos Engenheiros, onde Paula Mata proferiu uma palestra sobre “o que é ser engenheiro”, dando nota dos cursos existentes, saídas profissionais, ambições e vantagens.
Na vertente desportiva e lúdica, os Infantis B participaram numa experiência em Kayak proporcionada pelo Sporting Clube de Aveiro e ministrada pelo Professor António Sérgio Santos, numa demonstração das boas relações clubísticas aveirenses. O Yoga foi também experienciado pelos jovens, em que o Professor Henrique Calisto deu a conhecer a prática, tendo aplicado os conhecimentos ao serviço do bem-estar dos atletas.
Para o Coordenador de Futebol 7 do Beira-Mar, José Guilherme Ribeiro, “a simbiose entre o desporto e o intelecto é fulcral no crescimento dos jovens” referindo que “a formação de futebol no Beira-Mar não trata apenas de bola” dando um especial relevo às atividades de desenvolvimento intelectual dos jovens.