Aveiro assinala, este domingo, dia 11, o dia da memória por crianças e jovens que perderam a vida.
Com o evento Contos de Luz’22, entre as18h00 e as 19h30, na sede da confraria dos Ovos Moles, cumpre-se uma iniciativa que integra a Worldwide Candle Lighting promovida pelos The Compassionate Friends.
Em Aveiro, esta ação é organizada por Cristina Felizardo, investigadora do CIDTFF e doutoranda no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.
Esta é uma cerimónia de homenagem a crianças e jovens que perderam a vida na qual as pessoas acendem uma vela às dezanove horas locais.
A onda de luz gerada percorre o planeta, à medida que se avança por cada fuso horário.
O principal objetivo desta iniciativa é sensibilizar a comunidade em geral para o luto pela morte de crianças e jovens e importância do apoio (formal e informal) aos pais em luto.
A edição deste ano vai realizar-se em formato híbrido, presencial na sede da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro e, online, no live de Facebook da página CfelizbyCristinaFelizardo.
O programa inicia às 18h com receção das pessoas (chá e bolo), às 18h15 será apresentado o blogue sobre investigação em Aconselhamento no Luto, a que se segue o concerto de violino com Davys Moreno (musicoterapeuta e investigador do CIDTFF, Universidade de Aveiro), que acompanhará a cerimónia de luz, na qual se acende uma vela às 19h00.