A PSP faz balanço à operação nacional “Polícia Sempre Presente – Carnaval em Segurança 2023” confirmando-se a detenção de dois condutores por falta de habilitação legal em dias com mais de uma centena de infrações.
Durante 72 horas foram fiscalizados 343 veículos e levantados 222 Autos de Contraordenação.
A PSP anuncia um total de 8 apreensões (4 viaturas, 4 documentos de veículos) e 139 veículos controlados por radar (verificadas 102 infrações leves e 37 infrações graves).
Há, ainda, a registar 94 outras infrações verificas (falta de seguro de responsabilidade civil, falta de inspeção periódica obrigatória, uso indevido de telemóvel durante a condução, não utilização de cinto de segurança, desrespeito pelas regras de prioridade, entre outras infrações).
A Polícia de Segurança Pública esteve atenta à circulação em tempo de carnaval.
Foram concretizadas 485 operações policiais no país, que envolveram diretamente mais de 2600 Polícias.
Destas ações resultou a detenção de 213 pessoas, a maioria por crimes no contexto da segurança rodoviária (condução com excesso de álcool e falta de habilitação legal para conduzir), 16 por tráfico de estupefacientes e 13 por roubo na via pública.
Os Polícias da PSP fiscalizaram cerca de 8 700 viaturas, tendo sido detetadas 383 a circular em excesso de velocidade, 58 sem inspeção periódica obrigatória e 20 sem seguro de responsabilidade civil; foram ainda detetadas cerca de 1 000 outras infrações.