A Noite Europeia dos Investigadores junta ciência, tecnologia e arte num programa que vai até às 22h30.
Fábrica Centro Ciência Viva e Universidade de Aveiro associam-se à celebração da Noite Europeia dos Investigadores, cuja temática este ano se centra no ambiente e sustentabilidade.
Esta celebração é uma iniciativa da Comissão Europeia que procura aproximar a ciência e os investigadores do público em geral.
Com entrada gratuita, a Noite Europeia dos Investigadores é dedicada a todos os públicos, decorre na Fábrica, e conta com um programa de atividades para grupos escolares, das 10h00 às 17h00, e uma programação especial para famílias e público geral, das 18h00 às 22h30.
Num ambiente descontraído e informal, proporcionam-se momentos de contacto direto entre investigadores e o público participante, através de diversas atividades de comunicação e divulgação de ciência, tais como a Feira de Ciência e Tecnologia - Science@UA, Workshops, Oficinas Laboratoriais, Exposições Interativas, Show de Ciência e Hora do Conto.
São divulgados alguns projetos de investigação desenvolvidos na Universidade de Aveiro e os investigadores mostram-se aos cidadãos numa iniciativa celebrada à escala europeia em mais de 300 cidades.
Do programa para público escolar destaca-se uma caminhada para recolha de lixo das ruas da cidade, acompanhada por investigadores da Universidade de Aveiro, que abordarão a problemática da poluição por microplásticos.
O lixo recolhido será utilizado na construção de uma obra de arte pelo artista plástico Ricardo Nicolau de Almeida, durante o próprio evento, e o público convidado a participar na construção desta escultura coletiva.
Todas as atividades da Noite Europeia dos Investigadores são gratuitas, sendo que algumas delas requerem inscrição prévia através do email: fabrica.cienciaviva@ua.pt.