Aveiro apresenta duas exposições que resultam de parcerias com a Fundação de Serralves e o Museu Nacional da Imprensa.
Linhas de Vento – Percursos Artísticos na Natureza” e “Amália Rodrigues na Caricatura Inernacional” são as propostas.
“Linhas de Vento - Percursos Artísticos na Natureza”, uma exposição anual promovida juntamente com a Fundação de Serralves, conhece a sua abertura protocolar no dia 26 de julho, quarta-feira, pelas 18h00, e contará com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves, e da Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, bem como da curadora, Joana Valsassina.
A sessão prevê uma visita guiada pela exposição feita pela curadora.
Apresenta um conjunto de obras de artistas portugueses e internacionais, duas das quais pertencentes ao projeto de Arte Contemporânea de Aveiro/ Coleção SEC, da autoria de João Charters de Almeida, que reequacionam o vínculo com a natureza, desenvolvendo as suas práticas artísticas em estreita relação com o meio natural, com a geologia, a antropologia e a ecologia.
Esta exposição fica patente na Sala De Exposições Temporárias do Museu de Aveiro/Santa Joana até ao dia 01 de outubro.
"Amália Rodrigues na caricatura internacional” estreia na sexta-feira, dia 28 de julho, às 18h00, em exposição do Museu Nacional da Imprensa dedicada a Amália Rodrigues.
Na mostra são apresentadas várias caricaturas de Amália Rodrigues vindas de vários cantos do mundo.
Os adereços e o aparelho vocal da diva do fado serviram de mote a muitos desenhos, percebendo-se que houve análise e estudo da personagem.
As leituras caricaturais expressam uma multiplicidade de características da cantora, cujo centenário do nascimento ocorreu em 2020.
A exposição fica patente até 24 de setembro na Galeria Antiga Capitania.