Aveiro prepara-se para a Festa da Botadela e Dia Aberto nas Marinhas de Sal.
Sábado, dia 5 de Julho, assinala-se o arranque da safra do sal no Ecomuseu Marinha da Troncalhada e nas restantes marinhas do Salgado Aveirense, localizadas na Rua do Sal, junto ao Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA).
O evento decorre entre as 09h30 e as 18h30, com entrada gratuita e atividades para todas as idades.
De raiz profundamente aveirense, a Festa da Botadela assinala o início da safra do sal, num momento simbólico de celebração do trabalho dos marnotos, após meses de preparação das marinhas.
A data marca o arranque de uma nova época de colheita, com momentos de convívio, cultura, gastronomia e tradição.
Durante todo o dia, haverá visitas, oficinas, performances, demonstrações e experiências nas seguintes marinhas: Troncalhada, Grã-Caravela, Santiago da Fonte, Peixinhos, Pontinha, Passã, Senitra, Pajota e Noeirinha.
Às 12h30, realiza-se o tradicional Jantar da Botadela (em formato piquenique comunitário), com convite aberto a toda a comunidade para partilhar a refeição na marinha, trazendo os seus próprios farnéis à base de produtos típicos da Região de Aveiro.
O programa inclui ainda animação musical, oficinas infantis, demonstrações do trabalho dos marnotos, visitas culturais, observação de aves no CMIA e experiências de contacto direto com o sal e a salicórnia.
O encerramento está marcado para as 17h30 com DJ Blytz.