Um estudo diz que o impacto da Pandemia e a resposta dos municípios pode influenciar o sentido de voto nas eleições autárquicas colocando o distrito de Aveiro entre aqueles em que os habitantes mais valorizam a questão.
A gestão de crise em tempos de pandemia ode ajudar a ditar resultados das próximas Eleições Autárquicas.
É a conclusão de um estudo da Bloom Consulting que revela que o impacto de uma boa gestão da crise é superior ao impacto de uma má gestão.
Aveiro, Ponta Delgada e Castelo Branco é onde a gestão da Pandemia é mais valorizada pelos cidadãos no âmbito das Eleições Autárquicas.
Os Distritos de Bragança, Vila Real e Viana do Castelo são onde menos se valoriza a gestão da pandemia por parte dos municípios
Apenas 20% dos portugueses afirma que a gestão municipal da pandemia não afetará o seu voto nas Eleições Autárquicas de 2021, sendo que 52% afirma que esta gestão terá um impacto direto na sua decisão de voto e 28% não sabe se irá votar ou ainda está indecisa em relação ao impacto da gestão da pandemia por parte da sua Câmara Municipal no seu voto.
E é entre os mais jovens que o impacto é maior com 58% dos portugueses entre os 18 e os 24 anos a dizer que a primeira ou segunda vez que votam para umas eleições autárquicas será muito influenciada pela forma como os seus líderes locais lidaram com a pandemia.
O acesso a cuidados de saúde de qualidade, a implementação de programas de segurança e higiene nas escolas e nos postos de trabalho e a segurança sanitária estão entre os tópicos mais valorizados.