As cidades de Aveiro, candidata a Capital Europeia da Cultura 2027, e de Oulu (Finlândia), Capital Europeia da Cultura 2026, promovem um simpósio online dedicado à educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática).
Trata-se de um encontro sobre metodologia de ensino em que ambas são pioneiras.
O objetivo do simpósio passa por trazer para a agenda do dia modelos emergentes, novas aprendizagens e reflexões sobre o futuro da educação, através do contributo de profissionais de Aveiro, Oulu e de outras geografias internacionais, que acreditam que a metodologia STEAM se pode tornar na norma, à medida que o mundo vai recuperando da pandemia de Covid-19.
Abordagem STEAM em Aveiro, Finlândia, Dinamarca, Berlim e Brasil
Partindo do tema “STEAMing into the future”, o simpósio arranca online às 13 horas com intervenção de boas-vindas do Presidente da CMA e de Mirja Vehkaperä, Presidente do Município de Oulu, anfitriões deste evento educacional.
Os trabalhos do simpósio iniciam-se com uma apresentação de casos práticos da metodologia STEAM, implementada em Aveiro e Berlim, na Finlândia e Dinamarca e ainda uma experiência piloto no Brasil.
Esta exposição pretende dar a conhecer as melhores práticas na mobilização da abordagem STEAM em cada uma daquelas cidades, revelar os princípios orientadores, evidenciar os factores distintivos de cada abordagem e identificar os principais desafios da implementação STEAM a longo prazo.
André Costa, gestor do projeto Aveiro Tech City, Teemu Kivioja, CEO da finlandesa Tecinspire, Hanne Voldborg Andersen, Coordenadora Nacional na FabLab@SCHOOLdk, em Silkeborg, na Dinamarca, Saulo Barreto, Diretor do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação do Brasil e Nicole Loeser, Directora do Instituto para a Arte e Inovação, de Berlim, são os dinamizadores desta sessão.
O simpósio inclui ainda um painel durante o qual quatro educadores apresentam evidências do ensino STEAM, em diferentes níveis de ensino, nomedamente básico, secundário e superior. De Aveiro, estará Pedro Pombo, diretor da Fábrica Centro Ciência Viva, da Universidade de Aveiro, e Marco Aurélio, professor na Tech Lab Aveiro, contando ainda com as contribuições de Sari Harmoinen, Reitor da Faculdade de Educação da Universidade de Oulu, e de Heikki Vimpari, professor STEAM de Oulu.
Recorde-se que a estratégia integrada de promoção de competências STEAM está já em execução, em conjunto com a Universidade de Aveiro, em todos as escolas do 1º ciclo e do ensino secundário de Aveiro, tendo sido agora alargado a escolas com 2.º e 3.º ciclo, o que representa uma cobertura total da rede escolar do município.