O programa Boas Festas em Aveiro arranca esta sexta ao final do dia com ativação da iluminação de rua.
Espaços como a Casa do Pai Natal, a Magia do Natal, a Passagem de Ano e o Sabores com Tradição estão entre os principais destaques.
Festa até 15 de janeiro de 2024,com celebração de Natal, Passagem de Ano e Festa de São Gonçalinho.
A abertura da edição 2023/24 do Boas Festas em Aveiro é assinalada pela ativação Iluminação de Rua e da Árvore de Natal, com um espetáculo piromusical, no Cais da Fonte Nova, esta sexta, às 18h30, na Fonte Nova.
A ligação da iluminação de Natal da Cidade e da Árvore de Natal será acompanhada simbolicamente pelo soar natalício em simultâneo dos sinos das Torres sineiras do centro histórico.
O programa de Natal vai cumprir mês de meio de atividades.
Aveiro despede-se de 2023 e dá as boas-vindas a 2024 numa festa que celebra a chegada do Ano Novo e de Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura.
Entre Rossio e a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, recém qualificados, usando o leito do Canal Central e as fachadas Arte Nova, Aveiro transforma-se num palco para espetáculo de luz, som e cor, acolhendo em festa o início de “Um Ano como Palco, Num cenário Infinito”.
O Cais da Fonte Nova vai acolher a Casa do Pai Natal onde poderá visitar o Pai Natal e ser entregue a Carta ao Pai Natal.
Aos sábados, domingos, feriado (8 de dezembro) e dia 22 dezembro das 11h00 às 19h00 e de segunda a sexta-feira, exceto dia 22, das 17h00 às 19h00.
Na presente edição do “Boas Festas em Aveiro”, as propostas de Natal são variadas e passam por um Espetáculo de Videomapping, Concertos de Boas Festas nas igrejas de Aveiro, Contos Encantados em espaços municipais, A Magia de Natal com espetáculos para toda a Família no Centro de Congressos e Artes de Rua.
Os Concertos de Boas Festas têm início no dia 2 de dezembro na Igreja das Carmelitas com “Fá Sentido | Ensemble Vocal Feminino”, a 7 de dezembro será a vez da Sé de Aveiro, com o Grande Coro pelos Coros de Aveiro, a 8 de dezembro, na Igreja do Carmo, com “Ars ad Hoc” de Arte no Tempo, a 15 de dezembro, na Igreja da Misericórdia contaremos com “Cupertinos” da Fundação Cupertino de Miranda e a fechar, a 16 de dezembro, na Igreja da Vera Cruz, com TetrAcord’Ensemble.
Também no dia 2 de dezembro, sábado, vão percorrer as principais artérias do Centro da Cidade de Aveiro, mais de 1200 atletas, na edição 2023 da Corrida São Silvestre, que integra uma caminhada de 5 km e uma prova de 10 km.
A caminhada, com início agendado para as 17h15, contará com a participação de cerca de 300 pessoas, enquanto que a corrida principal, tem início agendado para as 18h30.
Outro dos destaques é o programa “A Magia do Natal” com a apresentação de cinco espetáculos dirigidos a toda a família, todos no Centro de Congressos de Aveiro: no dia 7 de dezembro às 15h00, “O Pior Casting de Sempre” porPersil Noir; no dia 27 de dezembro, pelas 18h30, a proposta recai para “As Zirolinas e a Ceia de Natal” pela Arteriso Teatro e Animação; no dia 28 de dezembro, às 18h30 com “The Greatest Show Circus Experience” com direção Artística Jonatas Cardinali; no dia 29 de dezembro pelas 18h30 “Uma história de Natal no Centro da Terra” pela O Som de Algodão e, por fim, no dia 30 e dezembro às 18h30 será o espetáculo “Mariana e o Natal mágico” pela Palco Central.
O programa inclui o “Concerto de Ano Novo 2024, Clássica After Hours” pela Orquestra Filarmonia das Beiras, Martim Sousa Tavares e Pedro Lima, no dia 1 de janeiro às 18h00 e no dia 2 pelas 21h30 e o Concerto de Reis, pela Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro, no dia 6 de janeiro, pelas 21h30, ambos no Teatro Aveirense.
Há sessões de Contos Encantados em diferentes espaços municipais, feiras e Artes de Rua com diferentes performances, do circo, ao teatro de rua, passando pela música.
O ciclo “Aveiro, Sabores com Tradição” vai marcar o panorama gastronómico com menu de pratos confecionados com produtos locais identitários.
As Festas de São Gonçalinho de 10 a 15 de janeiro de 2023, como habitualmente, marcam o encerramento dos festejos, com programa próprio, que é da responsabilidade da Mordomia de São Gonçalinho.