Decisores políticos, especialistas e académicos debatem desafios e futuro da Sustentabilidade em Aveiro.
Evento sujeito a inscrição e que está agendado para o dia 20 de Setembro no âmbito da Capital da Cultura.
O Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, e o Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, participam na conferência “Cultura e Sustentabilidade” no Centro de Congressos de Aveiro.
O evento, que integra a programação do 3.º trimestre de Aveiro 2024 é organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, em colaboração com a RTP.
“É sempre importante abordar e debater a temática da sustentabilidade especialmente tendo em conta os desafios que o mundo enfrenta, como as alterações climáticas e a Inteligência Artificial. Debates como estes, que estamos a organizar no âmbito da Capital Portuguesa da Cultura, podem dar um contributo para vivermos em harmonia social, em sintonia com o meio ambiente e com capacidade económica”, afirmou Ribau Esteves, que irá encerrar a iniciativa.
Com a abertura a cargo de José Pina, coordenador de Aveiro 2024, a conferência irá contar com vários debates em que decisores políticos, especialistas e académicos refletem sobre os desafios e o futuro da sustentabilidade no contexto português e aveirense, bem como sobre o impacto da Inteligência Artificial.
A moderação será feita por Daniela Santiago, jornalista da RTP.
O Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, irá participar no painel sobre o papel da sustentabilidade na construção do futuro de Aveiro, juntamente com Carlos Borrego (professor da UA e antigo Ministro) e Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.
Os desafios da sustentabilidade tendo em conta as alterações ambientais será o tema de outro painel do evento, que será abordado por Luísa Schmidt, socióloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa; Pedro Cruz, Environmental, Social and Governance (ESG) Coordinator e Partner da KPMG Portugal; e Pedro Pombo, Diretor na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
José Pimenta Machado, Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), João Machado, Vereador da CMA com o pelouro do Ambiente e Luís Manuel, Diretor da Greenvolt, estão responsáveis pelo último painel da conferência e irão falar sobre a inovação tecnológica e uso da Inteligência Artificial nas práticas da sustentabilidade.