O presidente da Câmara Municipal de Ovar recebeu nos Paços do Concelho os futuros Reis do Carnaval de Ovar 2016. D. João – O Pão-de-Ló de Ovar - e D. Sofia – A padroeira do Azulejo - serão entronizados no próximo dia 24 de janeiro, a partir das 15 horas, através do habitual desfile da Chegada do Rei, no centro da cidade de Ovar.
A escolha do Rei e da Rainha do Carnaval representa, como habitualmente, uma homenagem a cidadãos do concelho que se destacaram pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval e, nesta edição, recaiu sobre dois elementos de Escolas de Samba, como forma homenagear o nascimento do samba no Carnaval de Ovar, que remonta à década de 80. Os reis, por sua vez, entenderam homenagear dois ex-libris do concelho, o Pão-de-Ló de Ovar e o Azulejo.
O Rei Momo será João Fernando, um dos fundadores da Escola de Samba Charanguinha. Natural de Taveiro, Coimbra, João Fernando reside em Ovar há 60 anos e há 60 anos que faz parte do Carnaval de Ovar.
Sofia Barbosa faz parte do Carnaval de Ovar há 27 anos, sendo um dos elementos da Escola de Samba Charanguinha. Madrinha de Bateria, Destaque e Passista foram alguns dos seus papéis nos enredos da Escola de Samba a que pertence, recordando que o seu melhor ano foi em 1992, quando tinha 15 anos. Sofia Barbosa será ainda a primeira rainha grávida da história do Carnaval de Ovar.