A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA) inicia a programação da Semana do Dador com mensagens dirigidas às famílias e aos mais jovens. A aposta numa semana de sensibilização visa chamar a atenção para a redução das reservas e quebra nas dádivas de sangue. Assim, a partir de hoje e até 16 de Junho, na Praça Marques de Pombal, em Aveiro, a Unidade Móvel do IPST está aberta aos dadores.
O presidente da ADASCA assume que as pessoas "estão alheadas deste problema", vincou. Joaquim Carlos gostaria de ver as escolas mais envolvidas nesta iniciativa como forma de levar a mensagem às famílias.
No dia 14 de Junho, data que assinala o Dia Mundial do Dador de Sangue, instituído pela organização Mundial da Saúde, haverá uma sessão para a recolha de sangue no posto fixo da ADASCA das 15 às 19 horas. As colheitas acontecem no mercado de Santiago, na praça Marquês de Pombal e em Cacia onde, no dia 18, haverá um “almoço convívio” e animação musical.
Joaquim Carlos admite que continua a lutar pelo reforço de reservas de sangue, sendo esse um assunto de interesse coletivo. "Há um distanciamento ou indiferença a esta temática e nós preocupamo-nos", refere o presidente da associação (com aúdio).
Em entrevista à Terra Nova passou em revista as dificuldades sentidas por quem cuida das colheitas e os desafios que enfrentam os hospitais para responder no dia-a-dia (com aúdio).