Uma embarcação da pesca de arrasto matriculada em Aveiro necessitou de assistência ontem ao largo da Figueira.
O Capitão do Porto da Figueira da Foz coordenou localmente, ontem dia 3 de janeiro, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), uma operação de assistência e prevenção ao arrastão "NOVOMAR", que se encontrava sem propulsão, a cerca de sete milhas a Oeste do porto da Figueira da Foz.
O alerta foi recebido pelas 16h45 no Piquete do Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz.
De imediato, foi empenhada para o local a embarcação salva-vidas de grande capacidade "Patrão Macatrão", da estação salva-vidas da Figueira da Foz, com o objetivo de prestar auxílio necessário e proporcionar a prevenção adequada até a chegada do rebocador "Monte São Brás", entretanto contratado pelo armador da embarcação de pesca.
O rebocador efetuou a operação de reboque, em segurança, até ao porto de pesca da Figueira da Foz, onde atracou pelas 20h25. Na ação foi ainda acompanhado pela Polícia Marítima, na entrada da barra e navegação dentro do porto.
A embarcação de pesca costeira, com uma lotação de sete tripulantes e com porto de registo em Aveiro, voltou para a faina durante a manhã do dia de hoje, 4 de dezembro, após a reparação da avaria do sistema de propulsão e verificações técnicas que certificaram a segurança para navegar.