Setembro ou Outubro de 2025 é a data de referência para o final da obra de construção do novo lar da Gafanha de Aquém.
A direção da associação Aquém Renasce abre as portas da obra no próximo sábado para uma visita ao local.
É um dos momentos do programa da festa de angariação de fundos que junta a comunidade em torno da gastronomia local.
O evento “A Minha Rua é melhor que a tua” visa angariar verbas para a obra do lar Gafanha de Aquém.
Os habitantes locais e associados da coletividade foram desafiados a organizarem-se por ruas e a mostrarem os seus dotes culinários.
Os petiscos confecionados por cada uma das ruas participantes irão estar à venda no próximo sábado, dia 3, naquela que pretende ser uma festa de “tasquinhas” na antiga escola primária da Gafanha de Aquém.
Ricardo Ferreira, dirigente da Aquém Renasce, assume que é aposta da direção, dar a conhecer o andamento da obra e promover o espírito comunitário (com áudio)
A obra está orçada em cerca de 3 milhões de euros com comparticipação cerca de 2,05 milhões de euros provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência, protocolados com o Instituto da Segurança Social.
O restante – acrescido dos 500 mil euros estimados para a aquisição de equipamento – irá ser colmatado pela associação Aquém Renasce, com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo e algumas contribuições de instituições públicas e privadas.
Com o programa social de sábado, a Aquém Renasce reúne a comunidade da Gafanha de Aquém e freguesias vizinhas (com áudio)