No dia 2 de novembro, às 16h, o Município de Albergaria-a-Velha apresenta o décimo primeiro número da Revista Albergue – História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha, no Cineteatro Alba, numa sessão de entrada livre.
Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Editor da publicação anual, afirma que projetos editoriais “com as características da Albergue são escassos a nível nacional” e que a sua importância vai além da promoção da História e do Património local; na verdade, a Albergue reforça o sentido de identidade de uma comunidade. Citando o historiador José Mattoso, que participou no número inaugural da revista, Delfim Bismarck escreve no Editorial “quanto mais forte é a identidade, maior é a coesão social (…). É preciso conhecê-la: saber onde se enraíza, mostrar como se transformou, quais são as condições da sua sobrevivência, defini-la com rigor e habilidade”.
A edição de 2024 apresenta 13 artigos de especialistas de diversas áreas e a habitual secção de Notas Soltas, com uma grande abrangência cronológica e temática, alavancando o Concelho de Albergaria-a-Velha e a região do Baixo Vouga. São estudos sobre arte-sacra, genealogia, história do ensino, património natural e industrial, sem esquecer biografias de individualidades locais que merecem ser recordadas pelo seu trabalho benemérito, singular participação cívica ou até pelo seu contributo para a história do futebol em Portugal. Quanto à imagem da capa, recaiu no retrato de Domingos Lopes de Oliveira, benemérito que teve o sonho de construir um hospital na sua terra natal no final do século XIX.
“Todos estes motivos irão, porventura, continuar a despertar o interesse dos leitores e a contribuir para que todos aqueles que se interessam pela História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha e da sua região aprofundem os seus conhecimentos, alimentem a sua curiosidade e se tornem mais atentos, mais informados, mais e melhores defensores e fruidores daquele que foi o legado dos nossos antepassados”, conclui Delfim Bismarck.
O número 11 da Revista Albergue estará posteriormente disponível na Livraria Municipal, com pontos de venda na Biblioteca e Arquivo Municipais, bem como na Incubadora de Empresas.