O Porto de Aveiro tem em curso três intervenções de dragagem de manutenção com o objetivo de reforçar as condições de segurança, navegabilidade e operacionalidade para todas as embarcações que operam nestas áreas portuárias.
No âmbito destes trabalhos, a Administração do Porto de Aveiro realizou uma visita técnica às zonas intervencionadas, acompanhando no terreno o desenvolvimento das operações.
A dragagem de manutenção dos fundos do setor comercial do Porto de Aveiro, integrada na sexta intervenção prevista para esta zona, envolve a remoção de 293.504 metros cúbicos de sedimentos, com uma duração estimada de dois meses e um investimento de 606.358 euros.
Já a empreitada de dragagem de manutenção do Porto de Pesca Costeira e da entrada da dársena prevê a remoção de 113.000 metros cúbicos, com um investimento de 1.680.500 euros e uma duração prevista de seis meses e a dragagem de manutenção do Porto de Pesca do Largo e do canalete, com a remoção prevista de 48.000 metros cúbicos de sedimentos, tem um custo de 425.200 euros.
Os inertes retirados das zonas intervencionadas estão a ser depositados na zona da Costa Nova.
As empreitadas, que representam um investimento global superior a 2,5 milhões de euros, "reforçam o compromisso do Porto de Aveiro com a modernização das suas infraestruturas, assegurando maiores níveis de segurança, sustentabilidade e eficiência nas operações portuárias", refere nota da APA.
Os trabalhos estão a ser executados pelas empresas MMS Dragagens (Portugal) e Rohde Nielsen (Dinamarca).