Antigo aluno da UA lança plataforma para dar visibilidade a novos criadores de moda.

Susana Bettencourt desenhou colares usados por Lady Gaga, Celsus, autor do projeto “Vestir Aveiro”, e a marca Rasto, que projecta roupa para o ciclista urbano, são apenas alguns dos criadores já representados pela nova plataforma de divulgação de moda, Minty (www.minty.pt).

A plataforma, concebida por João Figueiredo, antigo aluno da Universidade de Aveiro (UA), e Ana Cravo, foi disponibilizada, há dias, na sua versão beta. O projeto está a beneficiar do apoio do programa Passaporte para o Empreendedorismo.

"Muito mais do que uma loja online, esta plataforma pretender apoiar criadores emergentes e marcas na área da moda, assegurando assim a visibilidade do seu trabalho junto do público", assinala João Figueiredo. Embora muitos dos criadores e marcas já sejam reconhecidos e estejam consolidados no mercado, muitos outros ainda não conseguiram alcançar o patamar da visibilidade nacional com a sua participação nos principais eventos de moda nacionais.

Nomes como, Susana Bettencourt, promissora referência no mundo da moda, cujo trabalho atraiu as atenções de Lady Gaga, e o criador Celsus, especialista em chapelaria, são exemplos de passagem pelas passerelles nacionais e internacionais. Porém, apesar do sucesso que tem acompanhado o seu percurso, marcas como Piursa, Rasto, Ana Amorim, Weekend Barber, Damaged Duchess ou Maria Maleta, não têm obtido a visibilidade necessária para este tipo de criações, consideram os promotores. João Figueiredo, antigo aluno da UA, salienta que, para muitos autores, há um enorme declive que é preciso escalar entre a conclusão do curso e as primeiras criações – ainda que tenham sido criações de sucesso… - e a ribalta nacional da moda.