Anadia garante a criação da terceira equipa de intervenção permanente na corporação de bombeiros.
O acordo foi assinado esta semana por ocasião da celebração do aniversário dos bombeiros.
Foi assinado o protocolo entre o Município de Anadia, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, para a criação de uma terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP) que deverá entrar em funcionamento no próximo ano.
De referir ainda que o executivo municipal deliberou, na sua última reunião de executivo, atribuir um apoio extraordinário de 10.000,00€ à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia para reforço dos meios de atuação, no âmbito da sua atividade regular e operacional.
Nesta cerimónia, o Município de Anadia foi agraciado com a Medalha de Agradecimento pela Liga Portuguesa dos Bombeiros.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, acompanhada por vereadores do executivo, esteve presente nas comemorações do 90º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA) que decorreram esta quarta-feira, 20 de dezembro.
Durante a sessão solene a presidente da Câmara de Anadia recebeu das mãos da Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, acompanhada por Victor Machado, em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, e pela presidente da Direção da AHBVA, Isabel Silva, a Medalha de Agradecimento atribuída pela Liga dos Bombeiros Portugueses, sob proposta dos Bombeiros Voluntários de Anadia, pelo apoio incondicional que tem prestado à Corporação.
Por sua vez, Maria Teresa Cardoso entregou uma placa de agradecimento à AHBVA e uma lembrança ao anadiense Manuel Carvalho, benemérito e embaixador da AHBVA, residente nos Estados Unidos da América.
Na ocasião, Maria Teresa Cardoso agradeceu o reconhecimento da Liga Portuguesa dos Bombeiros ao Município de Anadia, bem como as palavras de apreço e agradecimento proferidas pelos representantes das diferentes entidades presentes, pelo trabalho desenvolvido pela autarquia, em prol da Corporação, ao longo destes anos.
Uma das preocupações manifestadas pela autarca prende-se com o financiamento.
“Vamos aguardar que o Portugal 2030 traga mais recursos para dar uma ajuda diferente aos Bombeiros”, afirmou, reconhecendo que o Município “tem investido muito”, contudo, considerou que “todas as ajudas são bem-vindas”. “É necessário que haja uma outra disponibilidade a favor dos Bombeiros”, acrescentou.
A edil referiu-se ainda à criação da terceira EIP, sublinhando que “vem reforçar a prestação do apoio do Corpo de Bombeiros à comunidade”.
Na sua intervenção, a Secretária de Estado da Proteção Civil elogiou o trabalho do Município de Anadia, em prol do Corpo de Bombeiros Voluntários, bem como a disponibilidade a esta causa, deixando uma palavra de agradecimento público.