O setor das duas rodas destaca o compromisso da União Europeia com o futuro do setor e admite que a pandemia veio reforçar o papel da mobilidade sustentável no futuro das sociedades.
A Abimota, que agrupa empresas do setor, divulga a mensagem do vice presidente da comissão europeia que coloca a bicicleta nos planos de recuperação no pós pandemia.
Na semana passada as associações cicláveis registam a entrada das bicicletas nas agendas políticas com estatuto idêntico ao do setor automóvel e transporte público.
Frans Timmermans anunciou que a mobilidade ciclável é parte do novo pacote financeiro dedicado à mobilidade a par de medidas na mobilidade elétrica, redes de carregamento e transporte público.
Para a mobilidade haverá um pacote de 20 mil milhões de euros canalizados para os estados membros através dos fundos regionais.
Na base da intensificação destas políticas estão o combate à poluição, as alterações climáticas e o bem estar dos cidadãos.
Representantes de vários coletivos reagiram com satisfação e destacam o anúncio feito ao mais alto nível político como sinal de que algo está a mudar.
O Dia Mundial da Bicicleta fica este ano com uma marca especial colocando a mobilidade sustentável como aposta para o pós covid 19.
As associações dizem que até há pouco essa presença não era assumida pelas responsáveis políticos mas agora com sinais mais consistentes.