A Abimota celebra em julho deste ano os 50 anos da fundação da Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Atividades Complementares dos Setores Representados.
Festa a 5 de Julho em Águeda.
As comemorações terão início às 16h00, com uma visita às instalações da ABIMOTA e a inauguração da exposição comemorativa dos 50 Anos, seguida do descerramento de uma placa alusiva à efeméride.
A partir das 17h30, o Centro de Artes de Águeda acolherá a cerimónia oficial, durante a qual serão homenageadas personalidades, empresas e colaboradores que marcaram a história da associação.
O programa culminará com um jantar de confraternização, às 20h00, na Estalagem do Louredo.
No âmbito das comemorações, a ABIMOTA atribuirá o título de Associado Honorário a quatro figuras de destaque pelo seu “contributo excecional para a trajetória da instituição”.
Durante a cerimónia, serão ainda distinguidas as empresas associadas mais antigas, bem como os colaboradores com maior longevidade, num gesto simbólico de reconhecimento e gratidão pelo empenho e dedicação ao longo dos anos.
Segundo Vital Almeida, presidente da Direção da ABIMOTA, “com estas comemorações, pretende-se reconhecer o papel determinante da ABIMOTA ao longo de cinco décadas no fortalecimento da indústria nacional, em particular dos setores das duas rodas, ferragens e mobiliário.”
A ABIMOTA foi fundada no dia 1 de julho de 1975, por um grupo de industriais ligados ao setor das duas rodas.
Em 2003, a associação alargou o seu âmbito para incluir as indústrias de ferragens e mobiliário, integrando empresas destes setores como associadas.
Atualmente, a ABIMOTA conta com mais de 200 empresas associadas, que representam cerca de 11.800 postos de trabalho e contribuem com dezenas de milhões de euros para a produção nacional, com uma forte componente exportadora.