Três noites de lotação esgotada e uma semana final já com bilhetes todos vendidos.
O "Bacalhau ao Cais" anima os serões da Costa Nova, Município de Ílhavo, com iguarias tradicionais e momentos culturais assinados por associações locais.
Este evento que começou na semana passada entra em mais um ciclo de refeições apresentadas por associações culturais do Município.
O evento, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo em parceria com a Confraria Gastronómica do Bacalhau, decorre até ao dia 14 de agosto, e envolve nove associações, a quem cabe a preparação das ementas disponíveis em dias únicos (com áudio).
Fátima Teles, vereadora da Câmara de Ílhavo, entidade responsável pelo evento, esclarece que ese evento não é um mini festival do bacalhau mas uma ação com vida própria pensada para ajudar as associações (com áudio)
O Bacalhau ao Cais regressa esta segunda-feira, com a Filarmónica Gafanhense a assumir o welcome drink do dia e dos seguintes, com iguarias típicas tais como pataniscas, quiche e bolinhos de Bacalhau, acompanhadas por espumante da Bairrada.
A ementa deste primeiro dia da semana é da responsabilidade da Confraria Camoniana de Ílhavo com surpresa de samos, bacalhau da amizade e aletria.
Durante o jantar, Rita Capucho, do Grupo Poético de Aveiro, assume a animação da noite.
Na terça-feira, o jantar do Grupo Folclórico “O Arrais” propõe um menu clássico, com entrada de Feijoada de Samos, ovas e torresmos de bacalhau, seguindo-se Bacalhau à "Arrais" e, nas sobremesas, aletria e arroz doce. O momento cultural é assinado pela Tocata do Grupo Arrais.
Na quarta, dia 11, cabe à Associação Solidariedade Social da Gafanha do Carmo surpreender os convidados com uma tríade irresistível - pizza de bacalhau, bacalhau à chefe e leite-creme -, enquanto a Filarmónica Gafanhense desperta os ritmos musicais deste serão na Costa Nova.
De 12 a 14 de agosto, a chegada ao Cais é celebrada pelo Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Município de Ílhavo, com Bruschetta de Bacalhau em Pão de Vale de Ílhavo, acompanhado por espumante da Bairrada e propõe música ambiente, protagonizada por “Vitória Wilkens”, “Nisa, João Mário & Labrinche” e “Moses christopher”, respetivamente.
A 12, a homenagem ao Bacalhau é prestada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, que sugere chora, Bacalhau à Bombeiro (na foto) e cheesecake à Bombeiro, seguindo-se no dia 13 a Associação Cultural e Recreativa “Chio Pó-Pó”, com uma ementa tradicional composta por punheta de bacalhau, Bacalhau à Chio-Pó-Pó, arroz-doce e aletria.
As incursões pelo Bacalhau ao Cais de Ílhavo Gastronómico encerram no dia 14, com o Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo a fazer as honras da casa.
Ovas de bacalhau e Carinhas fritas, Bacalhau com broa e arroz-doce é o menu que encerra o evento.