Autarquias da região assinalam, esta terça, o Dia Internacional da Proteção Civil. Aveiro aposta na realização de um simulacro na Escola e Jardim de Infância das Barrocas, reproduzindo uma situação de explosão de gás seguida de incêndio. Ação no âmbito do Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro.
Este simulacro tem como objetivos testar a organização interna de segurança e os procedimentos de evacuação, bem como a estrutura operacional de meios e recursos dos Agentes de Proteção Civil, bem como sensibilizar a população escolar para as questões relacionadas com a segurança, em especial em contexto escolar.
Na preparação da ação estarão envolvidas as várias entidades ligadas à Proteção Civil Municipal, nomeadamente os Bombeiros Novos de Aveiro, os Bombeiros Velhos de Aveiro, o CDOS e a PSP, bem como o Agrupamento de Escolas de Aveiro e a coordenação da Escola das Barrocas.
A realização de ações de sensibilização, o manuseamento de extintores e a revisão dos Planos de Emergência dos vários Estabelecimentos de Ensino são apostas regulares.