Secretário de Estado do Ambiente quer responsabilizar agentes da cadeia pela fatura do lixo.

O Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, admite que as questões ambientais são “um grande desafio para todos” e que é necessário “encontrar soluções” admitindo responsabilizar os vários agentes da cadeia pelos custos da recolha e tratamento do lixo.

Posição assumida em Anadia onde a Feira do Ambiente, Saúde e Bem-Estar colocou em evidência o aumento do peso da fatura na vida dos municípios.

Relativamente à gestão dos resíduos, o antigo autarca da feira considerou “injusto” o facto de os municípios terem de assumir todos os seus custos com a gestão, desde a recolha, passando pelo transporte, até ao aterro.

“A política do Governo terá de passar por responsabilizar os vários agentes da cadeia, introduzindo o princípio do poluidor-pagador”.

Maria Teresa Cardoso, autarca de Anadia, tinha dado a conhecer algumas das preocupações do Município em relação ao ambiente, designadamente a questão da gestão dos resíduos que tem sido “uma fatura pesada” para a autarquia que tem “assumido todos os encargos sem os repercutir na fatura mensal dos munícipes”.

A edição 2024 da Feira do Ambiente, Saúde e do Bem-Estar de Anadia decorreu nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, no Parque Urbano da Cidade, numa organização do Município.