João Oliveira e Mariana Silva, candidatos às eleições ao Parlamento Europeu pela CDU, visitaram o Furadouro para ouvir os ambientalistas da Associação Amigos do Cáster os residentes desta praia e alguns agente económicos para os auscultar sobre o problema de erosão e proteção da orla costeira, transversal a todo o litoral português.
O PCP diz que conhecidas as causas para a erosão costeira, as alterações climáticas e a “deficiente ou até quase inexistente alimentação de areias no sistema costeiro”, ouviu críticas pela “resposta deficitária” da administração central.
Foram ouvidas várias opiniões sobre prejuízos para a atividade económica local, a conservação de paisagens naturais a norte a sul do Furadouro, assim como a fruição da própria área.
João Oliveira e Mariana Silva, candidatos na mesma lista pelo Partido Comunista Português e Partido Ecologista “Os Verdes”, manifestaram “solidariedade pelas perdas sentidas pelos presentes” e vincaram compromisso de usarem a “representação institucional” para dar mais força aos apelos e alcançar soluções.