Cimeira do Futuro Associativismo e Juventude promovida pela FNAJ discute Agenda Jovem para a Transição Digital
Evento decorre esta sexta no Centro de Arte de Ovar.
A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) promove uma nova edição da Cimeira do Futuro Associativismo e Juventude com o objetivo de promover a discussão em torno da Agenda Jovem para a Transição Digital e definir as medidas locais para a Inovação das Políticas de Juventude 2020 – 2030.
A discussão desta Cimeira do Futuro conta com o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, com a participação do Diretor do Programa Gulbenkian do Conhecimento, Pedro Cunha, com o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, com a Vice-presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Sónia Paixão, com o Presidente da FNAJ, Tiago Manuel Rego, entre outros.
“Estas cimeiras têm tido um papel preponderante na construção de um diálogo estruturado entre os jovens e as suas autarquias, contribuindo para que se definam medidas e estratégias congruentes com as necessidades desta geração. Neste encontro, vamos focar-nos na Transição Digital tema que teve bastante impacto nesta pandemia e que é necessário refletir, de forma que seja possível capacitar toda população para o digital, tornando a tecnologia mais inclusiva e de fácil acesso para todos, para o qual o contributo desta geração nativa digital é fundamental”, refere Tiago Manuel Rego, presidente da FNAJ.
Além da discussão, o encontro promove a conferência “Pensar o futuro e a Participação Jovem” focada na juventude e nas dificuldades sentidas por esta geração durante a pandemia. A Cimeira contará ainda com a apresentação da Rede e do Selo Nacional de Municípios Amigos da Juventude, plataforma criada pela FNAJ para partilha de boas práticas entre concelhos, que enaltece o trabalho realizado pelos municípios portugueses, em matéria de políticas da juventude.
Esta Cimeira terá ainda a participação da Diretora Regional do Centro do IPDJ, Catarina Durão, da Vereadora da Juventude de Arcos de Valdevez, Emília Cerdeira e da Associação Juvenil U-Dream, com vista a partilharem boas práticas municipais e associativas.
O evento surge no âmbito da Estratégia para o Diálogo Jovem de Base local implementada, desde 2017, pela FNAJ e através do projeto “INOVE+”, um plano orientador a longo prazo que consiste num investimento significativo para o desenvolvimento da participação juvenil e associativa de jovens, em Portugal.
Organizada pela FNAJ, em parceria com a Direção Regional do Centro do IPDJ e a Federação Distrital de Associações Juvenis do Distrito de Aveiro, e com o apoio da Câmara Municipal de Ovar, a Cimeira do Futuro Associativismo e Juventude realiza-se entre as 09h30 e as 16h30.