Os Verdes entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução onde Recomendam ao Governo que considere a abolição das portagens na A25.
Lembra que para além dos custos económicos e sociais, a aplicação de portagens na A25, veio acrescentar outros custos, nomeadamente de segurança e também ambientais, sobretudo na parte ocidental, por exemplo na EN109, com o desvio de tráfego para as estradas secundárias e urbanas de forma a fugir às portagens, aumentando o risco de acidente e os níveis de poluição atmosférica e sonora.
Cacia tem sido dos locais mais afetados pela medida.
A aplicação de portagens na A25 tem merecido uma forte oposição de empresários, mas também a luta de movimentos de utentes, autarcas e populações, pelos impactos negativos na dinâmica económica e social de toda uma região.
Quanto á iniciativa não é nova e nunca levou os partidos ou os governos a qualquer tomada de decisão que pusesse em caus os contratos com as concessionárias.
PS, PSD e CDS, em diferentes momentos, acabaram por deixar avançar a cobrança mesmo em troços urbanos.
“É entendimento dos Verdes que a A25, não devia ter custos para os utilizadores, uma vez que nesta região não existe uma verdadeira alternativa de mobilidade a nível rodoviário e ferroviário que possibilite às pessoas deslocarem-se no seu território sem constrangimentos”.