O Executivo Municipal de Oliveira do Bairro aprovou o Plano Educativo Estratégico Municipal 2017-2021 e já foi alertado para a importância de reforçar o quadro de pessoal qualificado nesta área.
O PEEMOB identifica três eixos estratégicos fundamentais para o desenvolvimento educacional do Município de Oliveira do Bairro no período 2017-2021: Formação, Inovação e Coesão Social.
O documento resultou de um trabalho conjunto entre a Câmara Municipal, a Universidade de Aveiro, responsável pela sua coordenação, e os munícipes de Oliveira do Bairro que, ao longo de um ano e meio, preenchido com 21 entrevistas, 2 wokshops, doze reuniões e centena e meia de pessoas ouvidas com responsabilidades na área da Educação, contribuíram para que se pudesse garantir um “trabalho de construção coletiva”.
O documento foi apresentado por António Augusto Neto Mendes, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, que coordenou a elaboração do PEEMOB, tendo sido depois aprovado por unanimidade na referida Reunião de Câmara.
Segundo o coordenador do estudo, a necessidade do PEEMOB é essencial para a estratégia e planeamento da ação política na Educação, quanto mais sendo Oliveira do Bairro um dos 13 Municípios que integram, desde 2015, o projeto-piloto “Aproximar”, de delegação de competências nessa área.
Na opinião de António Augusto Neto Mendes, as câmaras municipais têm de se apetrechar com staff técnico e recursos tecnológicos suficientes para lidar com este acréscimo de responsabilidades na área da Educação, que agora vai do pré-escolar ao 12.º ano (escolaridade mínima obrigatória), acompanhando a vida escolar das crianças desde os 3 aos 18 anos.
Estas equipas têm de ter a capacidade de analisar, planificar, avaliar e criticar e devem fazê-lo regularmente, eventualmente através de um observatório local de educação.
O eixo da Formação preconiza a aposta na educação e formação de munícipes mais qualificados e críticos, em cinco dimensões: o Sucesso Escolar, a Oferta Educativa e Formativa, a Educação Inclusiva, a Educação de Adultos e a Educação para a Cidadania.
O Eixo da Inovação reclama uma atitude de mudança no sentido de desenvolver a Educação à luz dos atuais desafios, em prol do desenvolvimento sustentável do Município com apostas na Inovação pedagógica, Infraestruturas e recursos, Empreendedorismo social e Sustentabilidade.
O Eixo da Coesão Social aponta para a necessidade de afirmar a identidade do Município, reforçando a coesão social do território com aposta nas Culturas de Participação e Cidadania, Rede Escolar e Coordenação, Mobilidade, Dinamismo Associativo e Intergeracionalidade.